Carcereiros

*Colaboração especial de Abrahão de Oliveira

13317_ggA segunda obra “penitenciária” do Dr. Drauzio Varella, Carcereiros, segue o mesmo estilo de narrativa do seu best-seller Carandiru. A proposta do livro é bem clara desde o seu título: abordar, dessa vez, o universo dos carcereiros, homens pagos pelo Estado para zelar e observar toda a população carcerária brasileira.

Donos das mais variadas histórias, os carcereiros são um universo à parte na sociedade brasileira. Pelos relatos apresentados pelo competente Varella, é possível ver o quanto essa profissão acaba com a vida de um homem. Da dependência do álcool à infidelidade com suas esposas, esses profissionais são obrigados a procurar alguma maneira de colocar para fora toda a tensão em que são envolvidos durante cada dia de suas vidas.

Se em sua primeira obra o autor fazia questão de mostrar a “honra” e como era o modus operandi  de um presídio, nesse segundo livro, a ideia é esmiuçar as relações entre carcereiros e presidiários e a tênue linha do poder que separa a sobrevivência das grandes rebeliões que acontecem pelo nosso país. Mais do que uma obra literária, Carcereiros é uma leitura obrigatória a todos que um dia pretendem discutir a situação da população carcerária brasileira.

1 comentário

Arquivado em Baseado em fatos reais, Não-Ficção

Uma resposta para “Carcereiros

  1. Pingback: A História da Casa de Detenção de São Paulo - Carandiru

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s